São uma linha de trabalhadores de Umbanda pertencentes à chamada linha das
almas, a mesma dos Pretos
Velhos suas giras são encontradas sobre tudo em São Paulo.
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BAIANOS
SALVE O
GRANDE CRUZEIRO DA BAÍA. MEU PAI..!
Durante
muitos anos a linha dos baianos foi renegada e os trabalhos feitos com ela eram
vistos com restrições. Dizia-se que por não ser uma linha diretamente ligada às
principais, era inexistente, formada por espíritos zombeteiros e mistificadores.
Aos poucos eles foram chegando e tomando conta do espaço que lhes foi dado pelo
astral e que souberam aproveitar de forma exemplar. Hoje se tornaram
trabalhadores incansáveis e respeitados, tanto que é cada vez maior o número de
baianos que está assumindo coroas em várias casas. A alegria que essa gira nos
traz é contagiante. Os conselhos dados aos consulentes e médiuns demonstram uma
firmeza de caráter e uma força digna de quem soube aproveitar as lições
recebidas. Atualmente já temos o conhecimento de que fazem parte de uma
sublinha e nessa designação podem vir utilizando qualquer faixa de trabalho
energético, ou seja, podem receber vibrações de qualquer das sete principais
linhas de Umbanda. Têm ainda um trânsito muito bom pelos caminhos de exu, podendo
trabalhar na esquerda a qualquer momento em que se torne necessário.
Cientes
dessa valiosa capacidade, nós dirigentes, sempre contamos com eles para um
desmanche de demanda ou mesmo sérios trabalhos em que a magia negra esteja
envolvida. Com eles conseguimos resultados surpreendentes. Quando se fala na
Baía, nossos pensamentos são imediatamente remetidos para uma terra de
espiritualidade e magia. O povo baiano é sincrético e ecumênico ao extremo,
nada mais natural que sejam escolhidos para essa homenagem de lei que é como se
deve ver a questão. Vale ainda lembrar que nem todos os baianos que vêm a terra
realmente o foram em suas vidas passadas, esses espíritos agruparam-se por
afinidades fluídicas e dentre eles há múltiplas naturalidades. O Baiano representa a força do fragilizado, o que sofreu e
aprendeu na "escola da vida" e, portanto, pode ajudar as pessoas. O
reconhecido caráter de bravura e irreverência do nordestino migrante parece ser
responsável pelo fato de os baianos terem se tornado uma entidade de grande
frequência e importância nas giras paulistas e de todo o país, nos últimos
anos. Os baianos da Umbanda são pouco presente na literatura umbandista.
Povo de fácil relacionamento, comumente aparece em giras de Caboclos e pretos
velhos, sua fala é mais fácil de entender que a fala dos caboclos. Conhece de
tudo um pouco, inclusive a Quimbanda, por isso podem trabalhar tanto na direita
desfazendo feitiços, quanto na esquerda. Quando se referem aos Exus usam o
termo "Meu Cumpadre", com quem tem grande afinidade e proximidade,
costumam trazer recados do povo da rua, alguns costumam adentrar na Tronqueira
para algum "trabalho". Enfrentam os invasores (kiumbas, obsessores)
de frente, chamando para si toda a carga com falas do gênero "venha me
enfrentar, vamos vê se tu podes comigo". Buscam sempre o encaminhamento e
doutrinação, mas quando o Zombeteiro não aceita e insiste em perturbar algum
médium ou consulente, então o Baiano se encarrega de "amarrá-lo" para
que não mais perturbe ou até o dia que tenha se redimido e queira realmente ser
ajudado. Costumam dizer que se estão ali "trabalhando" é porque não
foram santos em seu tempo na terra, e também estão ali para passarem um pouco
do que sabem e principalmente aprenderem com o povo da terra.
São amigos e gostam
de conversar e contar causos, mas também sabem dar broncas quando veem alguma
coisa errada. Nas giras eles se apresentam com forte traço regionalista,
principalmente em seu modo de falar cantado, diferente, eles são “do tipo que
não levam desaforo pra casa”, possuem uma capacidade de ouvir e aconselhar,
conversando bastante, falando baixo e mansamente, são carinhosos e passam
segurança ao consulente que tem fé. Os Baianos na Umbanda são
“doutrinados”, se assim podemos dizer, apresentando um comportamento comedido,
não xingam, nem provocam ninguém. Os trabalhos com a corrente dos Baianos
trazem muita paz, passando perseverança, para vencermos as dificuldades de
nossa jornada terrena. A Entidade pode vir na linha de Baianos e não ser
necessariamente da Bahia, da mesma forma que na linha das crianças nem todas as
entidades são realmente crianças. Os Baianos são das mais humanas entidades
dentro do terreiro, por falar e sentir a maioria dos sentimentos dos seus
consulentes. Talvez por sua forma fervorosa de se apresentar em seus
trabalhados no terreiro, aparentem ser uma das entidades, mais fortes ou
dotadas de grande energia (e na verdade são), mas na Umbanda não existe o mais
forte ou fraco são todos iguais, só a forma do trabalho é que muda. Adoram
trabalhar com outras entidades como Erês, Caboclos, Marinheiros, Exus, etc. São
grande admiradores da disciplina e organização dos trabalhos. São consoladores
por natureza e adoram dar a disciplina de forma brusca e direta diferente de
qualquer entidade.
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ORAÇÃO AO SENHOR DO
BONFIM.
Meu senhor do Bonfim, encontro-me
em tua presença para te pedir toda a graça que quiseres me dar, Senhor perdoa
todos meus erros que por ventura eu tenha cometido, dai-me força para vencer todas
as tentações e malfeitos do inimigo,
Que o sagrado Orixá Ogum corte com
sua espada todo e qualquer mal que venha me cercar,
Que
Yemanjá, Rainha do mar, com a tua proteção leve sob grilhões para o fundo do
mar toda a inveja que sobre mim recair,
Que minha
Mãe Oxum leve consigo todas as lagrima que eu tenha que chorar, para nunca o
desespero ou a desgraça me alcance,
Que a
poderosa Iansã Mãe do vento e do tempo afaste de mim toda a tempestade, para
que os ventos da bonança me traga prosperidade,
Que toda a
fortuna do mudo possa chegar às minhas mãos com a força e proteção do grande
Orixá Oxum Maré,
Que o
Senhor Xangó do alto de sua pedreira possa solidificar todos os bens que eu
alcançar,
Salve
Nosso Senhor do Bonfim, salve todos os Orixás, Guias e Protetores salvem os
Baianos amem.
RECEBA
NOSSO SARAVA AMIGO!
BABALAÔ VAL
DE OGUM...
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