domingo, 7 de dezembro de 2014

Significado das palavras na umbanda

Abaré:= Médium já desenvolvido.

Abaré – Guassu:= Grande trabalho.

Abaré – Mirim: = Médium em início de desenvolvimento.

Alquidar:= Vasilha de barro onde se coloca comida votiva.

Terreiro de Umbanda: = O mesmo que Templo, ou conjunto de pessoas nele contida.

Caboclo: = Entidade representando a sabedoria dos antepassados.

Amassi ou Amaci: = Líquido preparado de folhas sagradas, maceradas em água, deixando repousar durante sete dias, destinado a banhar a cabeça dos médiuns.

Amarrado:= Estado em que o endivido esta atingido por vibrações maléficas, que prejudica sua vida, seus negócios Etc....

Oxalá Divino: = Na Umbanda secritizado em Jesus Cristo.

Amuleto: = Objeto consagrado com a finalidade protetora (poder passivo), que se traz pendurado no pescoço, na roupa, guardado no bolso, bolsa ou em casa, considera-se que tenha o poder de afastar maus fluidos, que trazem doenças, má sorte etc... pode ser medalha, figura,inscrição ou objetos, dentro de um saquinho ou qualquer coisa “preparada”, para defesa, qualquer material pedra, ferro, marfim, madeira, pano, etc...

Aparelho: = O próprio Médium, a pessoa que é o intermediário entre os Orixás ou a entidade que sé comunica.

Aruanda: = Céu; lugar onde moram os Orixás e entidades superiores.

Ajeum: = Comida, nome dado para as comidas votivas servidas dentro do terreiro.

Dar passagem: = Ato do Orixá ou Guia deixar o Médium para que outra entidade incorpore no Médium.


Dar passes: = Ato da entidade, através do médium incorporado, emitir vibrações positivas para anular as más influências sofridas pelas pessoas, através de feitiço, olho gordo, inveja, etc...

Demanda: = Desentendimento, lutas entre Orixás, entidades ou Exus, entre terreiros, entre pessoas de um terreiro, ou do mesmo terreiro.

Descarregar: = Tirar ou Livrar alguém de vibrações maléficas ou negativas.

Descer: = Ato de Orixá ou entidades incorporar, no médium.

Descarga: = Ação de afastar do corpo de alguém ou de um ambiente, vibrações negativas ou maléficas, por meio de banhos, passes, defumação, queima de pólvora.

Desencarnar: = Ato guando o espírito da pessoa deixar o corpo, morrer.

Desenvolvimento: Ato de aprendizado dos iniciados para melhorar sua capacidade mediúnica; com a finalidade de incorporar espíritos, não cair no chão, controlar o transe mediúnico, ECT...

Despachar: = O mesmo que tirar, jogar fora ou enviar, arriar em local determinado pelos guias, entidades ou Orixás, os restos de oferendas.

Despacho: = Oferenda feita a Exu com a finalidade de enviá-lo como mensageiro aos Orixás e de conseguir sua boa vontade, para que a cerimônia a ser feita, não seja perturbada.

Despacho: = Objeto que contém vibrações, maléficas para atingir a quem tocar porisso, que ao ver um despacho não toque.

Despacho: = Oferta feita por terreiro de Quimbanda com a finalidade de pedir o mal para alguém, geralmente posto em encruzilhada.

Despacho: = Oferenda a Exu com a finalidade de desfazer trabalhos maléficos, colocada no mato nos rios ou encruzilhada etc... Das ofertas votivas trocadas no templo por outras novas. 

Gira: = Sessão religiosa, com cânticos e danças para cultuar as entidades espirituais.

Gira de Caboclo: = Sessão religiosa, o mesmo que gira, só que voltada única e exclusivamente para a linha de caboclo.                             

Guia: = Colar ritualístico especial para cada entidade.

Guia Protetor: = Entidade espiritual, espírito superior, alguns são o guia protetor do terreiro outros do médium geralmente o guia do terreiro incorpora no dirigente espiritual do templo.

Pai de cabeça: = Orixá ou entidade principal do médium seu protetor.

Guia de frente:= O mesmo que pai de cabeça.

Homem da rua: = Exu.

Povo da encruzilhada: = Exus e pomba-gira.

Pomba-gira ou Pombo-gira: = Exu Mulher.

Incorporação: Transe, possessão mediúnica.

Incorporar: = Entrar em transe “receber” a entidade.

Lei de Umbanda: = A crença na Umbanda e em seus rituais.

Linha branca: = Ritual visando unicamente o bem.

Linha cruzada: = Ritual com influência de duas ou mais procedência.

Linha das Almas: = Corrente Vibratória que congrega os espíritos evoluídos de antigos escravos africanos (Pretos Velhos).

Linha de cura: Ritual que se o culpa mais com a cura física e espiritual do adepto de Umbanda.

Macaia: = Folhas Sagrada ou Local das matas onde se reúne os terreiros para suas obrigações.        

Legião: = O mesmo que falanges conjunto de seres espirituais de grande evolução ou conjunto de espíritos elementares (Exus) ou exercito de seres espirituais.

Fechar a Gira: = Encerrar uma sessão, um trabalho espiritual ou uma cerimônia em que tenha havido formação de corrente vibratória.

Feitiço: = Irradiação de forças negativas, maléficas para atingir alguém.  

Filho de Fé: = Designação dada ao médium iniciante ou médium seguidor daquela casa.

Firmar cabeça: = Concentrar-se para a incorporação.

Porteira: = Entrada do Templo.

A firmar a porteira: = Riscar na entrada do Templo, um ponto especial para dar proteção de más influências ou fazer defumação na entrada, firmar = dar segurança.

Firmar o Anjo da Guarda: = Fortalecer por meio de rituais especiais e oferendas de comida votivas o Orixá patrono do Médium.

Firmar ponto: = Cantar coletivamente o ponto (cântico) determinado pela entidade que vai dirigir os trabalhos para conseguir uma concentração maior na corrente espiritual.

Firmeza: = O mesmo que segurança, conjunto de objetos com forças místicas (axé) que enterrados no chão protegem um terreiro e constitui sua base espiritual.

Fluídos: = Emanações positivas ou negativas, das forças cósmicas que podem ser manejadas por agentes espirituais para o bem ou para o mal.

Força Espiritual: = Poderes e conhecimento que um médium tem quando em transe e quando as entidades que o protege têm grande poder, e são fortes é importante no mundo espiritual (astral).

Fundamentos: = Conhecimento, doutrina, firmamento, principio e Teoria; as leis de umbanda e suas crenças.

Fandanga: = Pólvora.

Casa das almas: = Pequeno cômodo com velas e cruzes, quartinhas ou copos com água, alguns Templos colocam a imagem de Obaluaiyê.

Canzuá: = Casa, Terreiro, Templo, Local.

Canzuá Limpa: = Casa limpa, Templo livre de más influências e de demandas.

Catimbozeiro: = Termo usado para chefe de catimbó, no sentido de feiticeiro terrível.

Cavalo: = Pessoa que serve de suporte para o Orixá ou entidade, médium.

Chefe de cabeça: = Entidade guia protetor do médium ou a primeira entidade incorporar pela primeira vez no médium.

Chefe de Falange: = entidade espiritual muito evoluída já livre de reencarnação que serve com guia a um conjunto de espíritos também adiantados e vibrantes em uma mesma corrente espiritual

Chefe de Terreiro: = O mesmo que dirigente espiritual.

Chefe de Legião: = Entidade de grande evolução espiritual, que “descem” nos terreiros representando Orixás dentro de suas linhas ou correntes vibratórias.

Choque de corrente: = Quando duas forças de igual, poder se encontra ou o mesmo que retorno ao de voltarem ás más vibrações de um feitiço, atingindo que o fez ou encomendou.

Compadre: = Designação dada para Exu.

Dar firmeza no terreiro: = Riscar ponto perto ou sob o altar, defumar, cantar, etc...são feitas antes de uma sessão, para afastar ou impedir a entrada de más influências espirituais.

Babá: = Termo que entra em grande número de palavras, com diferentes significados no sentido de pai, compõe o nome de diferentes sacerdotes: Babalorixá, Babaojê, Babalossain, Babaluá, Babalaô etc... também chefe feminino nos templos de Umbanda = Babá.

Babalorixá: = Chefe masculino de terreiro; sacerdote Candomblé ou de Umbanda (a Umbanda também o usa Babalaô) denominado popularmente “Pai de Santo”, dirige tanto o corpo administrativo como o sacerdotal, substitui o axogum (do Candomblé) e pode colher as ervas sagrada, orienta a vida da comunidade religiosa.

Banda: = Lugar de origem da entidade.

Patuá: = Um saquinho de pano ou coro, contendo uma oração ou imagem de santo, usado como proteção

Cabeça Maior: = Pessoa de alta hierarquia no Templo.

Cabeça de Legião: = Exu batizado, chefe daquele Templo que controla os mais atrasados.     

Calunga grande: = Mar, oceano.

Calunga pequena: = Cemitério.

Capangueiro: = Termo usado no sentido de companheiro.

Caricó: = Templo, Terreiro.

Carregado: = Pessoa que esta com vibrações perturbadora espiritual, o que demonstra por mal-estar, medo sem causa, sintomas de doenças sem telas.

Caruruto: = Charuto.

Macumba: = Antigo instrumento musical africano usado outrora nos terreiros afro-brasileiros, nome dado, que os leigos usam para denegrir a Umbanda, nome que os leigos usam para designar “despacho” de rua (pejorativo).

Madrinha: = O mesmo que dirigente espiritual, Mãe de santo, Babá Sacerdotisa.

Mandinga: = Feitiço, encantamento, também praga rogada em voz alta.

Manifestação: = Incorporação ou transe mediúnico.

Manifestar: = Ato de um ser espiritual incorporar em alguém, tomar conta do corpo de alguém.

Marafo: = Aguardente, termo muito usado pelos Exus.

Matéria: = corpo, parte material do médium.

Encosto: = Espírito de pessoas mortas que se junta a uma pessoa viva, conscientemente ou não, prejudicando-a com suas vibrações negativas.

Encruzilhada: = local onde habitam os Exus; o cruzamento dos caminhos como, vias férreas, ruas etc...

Engira: = O mesmo que gira - trabalho, sessão, com entidades espirituais da Umbanda.

Espírito de Luz: = espírito muito desenvolvido, superior e puro.

Escora: Pessoas cuja capacidade mediúnica, que suporta os baques de espíritos obsessores sem ser prejudicados. Os chamados de médiuns de transporte.
Espírito sem luz: = espírito inferior pouco evoluído apegado ainda às coisas da matéria.

Espíritos obsessores: = espíritos sem nenhum desenvolvimento ou entendimento espiritual, que se apossam das pessoas fazendo-as sentirem doentes prejudicado-as em todos os sentidos da vida, material ou espiritual.

                             
        
     
     

           



                      




                            

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